O que a Política tem a ver comigo ?

Cristianismo cidadania e politica 2

Cristianismo cidadania e politica 2

“…Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?” –  Amós 8:6

O que é Política ? política não é um instrumento para favorecimento de um grupo, uma classe social ou religiosa. Política não é um meio de vida, ou uma forma de ganhar um bom dinheiro.  Isto não é política e sim “politicagem “. O termo política vem de politeía, palavra de origem grega e que está relacionada a administração dos interesses dos cidadãos  (polítikoi) ou seja, está relacionada ao bem comum, ao  bem-estar público.

Mas, o que a política tem a ver comigo ? A política tem a ver com a sua vida; como disse Bertholt Brecht , dramaturgo alemão nascido no século XIX, ela tem a ver com o preço do feijão, do arroz, de tudo o que é básico em nosso cotidiano e o “analfabeto político” é aquele que abre espaço para os aproveitadores transformarem política em politicagem. No trecho bíblico citado acima, Deus, através das palavras do profeta, chama os líderes à responsabilidade sobre a vida dos oprimidos pela politicagem. Jesus, em seu ministério, por diversas vezes preocupou-se com as questões sociais de sua época, as quais são praticamente as mesmas de hoje.

Para minimizar a influência da politicagem e estabelecer o domínio da política, precisamos nos livrar da desesperança causada por tantas decepções. Todo político é corrupto ? existem exceções, poucas, mas por isso mesmo são exceções. Vamos desistir da nação e entregar o país ao fatalismo, enquanto outros países reconstruiram sua cidadania ? Nada muda, enquanto eu não mudar. Reclamamos dos políticos e com razão, mas você sabe avaliar um candidato ? Você procura saber sobre passado dele?  Sabe se esta pessoa é preparada para o cargo que quer assumir ? (a propósito, que tal se todo candidato a cargo público tivesse de se submeter a concurso). Você sabe o que faz (ou deveria fazer) um Senador, deputado, Presidente… ?   Se quisermos bons políticos, precisamos ser  eleitores muito melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.